tag:blogger.com,1999:blog-4338144455854518433.post2647197055692920005..comments2022-03-26T12:14:15.962-07:00Comments on CMEI PANTANAL: SEQUÊNCIA DIDÁTICA: EXPLORANDO AS FORMAS GEOMÉTRICASCMEI PANTANALhttp://www.blogger.com/profile/08925715796799414823noreply@blogger.comBlogger3125tag:blogger.com,1999:blog-4338144455854518433.post-14514928026339095062011-09-27T12:48:59.109-07:002011-09-27T12:48:59.109-07:00Parabéns pelo trabalho!Parabéns pelo trabalho!Elisabete B.https://www.blogger.com/profile/16001778988943237170noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4338144455854518433.post-91201901548000739152011-09-15T17:34:38.993-07:002011-09-15T17:34:38.993-07:00Foi um trabalho,bem legal e gratificante.Porém nos...Foi um trabalho,bem legal e gratificante.Porém nossa turma nesse periodo era uma turma mista de mII e mIII.Por isso resultado não foi o mesmo,porque as crianças menores ainda tem dificuldades no dominio do mouse.O trabalho com o kidsmart, foi no começo muito prazeroso,pois despertou uma grande curiosidade nas crianças todos queriam usar ao mesmo tempo.Ivone Alves Marcolinonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4338144455854518433.post-61209547488510225352011-09-15T16:20:25.540-07:002011-09-15T16:20:25.540-07:00A capacidade de discriminar cores, texturas e form...A capacidade de discriminar cores, texturas e formas é a base para que as estruturas lógicas se construam, e as primeiras diferenciações para a criança são globais, ou seja, ela atém-se aos grandes contrastes entre os objetos e, a partir de relações que estabelece entre eles, começa a perceber diferenças e semelhanças.Essas relações que são construídas internamente pela criança a partir de vivências vão sendo ampliadas aos poucos. Diante da necessidade de ampliar o vocabulário dos alunos e de se estabelecer relações de semelhança e diferença entre as formas dos objetos , construindo aos poucos noções de classificação, comparação e seriação, foi elaborada esta sequência didática que foi desenvolvida com a turma do maternal IIIB. Os objetivos principais traçados para o trabalho são: Reconhecer e nomear figuras geométricas. Perceber e ampliar suas respectivas habilidades espaciais tais como a coordenação motora-visual, memória visual, discriminação visual, percepção espacial. Explorar e identificar propriedades de objetos e figuras, como formas, tipos de contornos, bidimensionalidade, tridimensionalidade, faces planas, lados retos entre outros, contextualizando com suas vivências. As atividades propostas envolvem desenho, colagem, pintura, música, leitura, confecção de um livro por parte das crianças, e jogos (Kidsmart). Os resultados deste trabalho tem sido o grande envolvimento de todos, percebe-se a utilização de termos formais no dia a dia, como comentário na hora da refeição este pão tem o forma de um retângulo. A confecção do livro foi bastante prazerosa e envolvente, ampliando a possibilidade de aprendizagem para todos.Suely Chalegrenoreply@blogger.com